data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Calçadão, quase sempre movimentado, estava vazio neste domingo
Atenção! A Guarda Municipal está cumprindo a determinação para que as pessoas não saiam às ruas! Estamos vivendo um quadro de calamidade do Coronavírus em todo o mundo! E que está se agravando em Santa Maria! Repetindo: a determinação é que as pessoas fiquem em casa! Os serviços que não são essenciais estão suspensos. Quem não cumprir essa determinação estará cometendo crime de infração à medida sanitária preventiva. E poderá pegar de um mês a um ano de detenção. É preciso reduzir a circulação de pessoas nas ruas, pela saúde de todos. Estamos zelando pela Segurança de todos! O Coronavírus é um assunto sério! Fiquem em casa e salvem vidas!
Um dia após o primeiro caso confirmado do coronavírus em Santa Maria, em um clima bucólico e completamente atípico para um domingo, era exatamente com essa mensagem que mais de 20 viaturas de órgãos de segurança pública circularam as ruas da cidade, na tarde de ontem, para pedir que a população fique em casa e só saia em caso de extrema necessidade.
Com a cidade praticamente vazia e o comércio fechado, embora algumas pessoas ainda insistissem em descumprir as ordens de isolamento social, as viaturas andavam calmamente pelas principais ruas e avenidas na cidade. Quem descumprisse o aviso de evitar aglomerações era advertido de forma verbal pelas autoridades. A reportagem percorreu os principais pontos de Santa Maria e o movimento de pessoas caminhando era ínfimo nas praças e parques. Contudo, nas principais avenidas, era grande a circulação de carros e motocicletas - embora muitas de serviço de tele-entrega.
A ação para conscientizar a população sobre a importância de ficar em casa, que deve se repetir durante os próximos dias, é realizada pela Brigada Militar, Policia Civil, Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Batalhão Rodoviária da Brigada Militar, Exército e Guarda Municipal.
A mobilização dos órgãos ocorreu após reunião na prefeitura, durante a manhã de ontem, onde foram definidas a estratégia que será utilizada para conscientizar a população.
- Os agentes de segurança continuarão a realizar abordagens com o objetivo de orientar a população quanto à necessidade de ficarem em casa, não circularem pelas ruas, e só sair para o estritamente necessário. Todos os decretos publicados até agora vão nesse sentido e precisamos contar com a compreensão da população - afirmou, ontem, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), ao anunciar por meio de uma live no Facebook o endurecimento das regras de circulação de pessoas.
Na mesma transmissão, o delegado regional da Polícia Civil Sandro Meinerz reafirmou a necessidade da população respeitar as orientações dos agentes públicos e saúde.
- - O isolamento agora é medida necessária. Toda e qualquer medida adotada pelo poder público municipal, no sentido de restrição de atividades e circulação de pessoas, caracteriza crime à sua violação. Isso é crime, com pena de detenção de um mês a um ano. Nós vamos adotar as medidas enérgica - ressaltou o delegado.
UFSM FECHADA PARA LAZER data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Desde domingo, o campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que tradicionalmente recebe muitas pessoas para curtir as tardes de domingo, está fechado para lazer. Lá, só entram pessoas que vão até o Hospital Universitário, alunos e trabalhadores do local. Assim como as ruas centrais da UFSM, o cenário que se viu neste domingo, foi um local deserto. No acesso principal, os vigilantes são encarregados de fazer um questionário a quem chega ali.